domingo, 5 de junho de 2011

Compreenda o funcionamento dos rins


São dois órgãos simétricos com formato de um grande feijão, situados na parte mais alta e posterior da cavidade abdominal, em cada lado da coluna vertebral, na altura dos arcos costais mais inferiores (10ª a 12ª costelas torácicas),na região lombar. Têm uma forma oval característica, semelhante à de um feijão, medindo cerca de 12 cm no seu eixo maior, cerca de 6 cm de largura e sensivelmente 3 cm de espessura, com um peso aproximado de 150 g.
O rim direito quase sempre é menor e está situado um pouco abaixo do rim esquerdo. Os rins se movimentam (para baixo e para cima) de acordo com a respiração da pessoa. 

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. Volume 2. 20ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.


É envolto por uma fina membrana conhecida como cápsula renal e rodeado por uma gordura chamada de perirrenal e na parte superior está localizado as glândulas suprarrenais. No hilo renal entram e saem uma série de estruturas: a artéria renal, a veia renal, o ureter, os nervos renais e os vasos linfáticos renais.
O sangue chega aos rins através das artérias renais. As artérias renais originam-se na artéria aorta abdominal. Após circular pelos rins, o sangue retorna à veia cava abdominal através das veias renais. Os rins recebem cerca de 1,2 litros de sangue por minuto, ou seja, cerca de um quarto do sangue bombeado pelo coração. Podemos dizer que os rins filtram todo o sangue de uma pessoa cerca de 12 vezes por hora!
No hilo existem vasos sanguineos que entram e saem do rim, onde está o bacinete que é a primeira parte das vias urinárias que transporta a urina que se produz dentro do órgão. 


Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.






Entenda melhor assistindo o vídeo abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário